sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Porque temos de poupar água?

Porque temos que poupar água?


Para onde quer que se olhe, somos cercados de algum tipo de elementos húmidos. Riachos, rios, lagos, mares, chuva e neve. Tendo em consideração todas estas quantidades vastas de água, algumas pessoas não conseguem entender porque é necessário poupar água e porque a água potável é cada vez mais cara. Infelizmente, apenas pequenas partes das reservas de água aparentemente inesgotáveis deste planeta são próprias para uma produção eficiente de água potável.


97% das reservas de água na terra são compostas de água não potável. A maioria dos restantes 36 quilómetros cúbicos de água fresca representam gelo sólido e pode ser encontrado nos glaciares e nas capas polares do planeta. Isto quer dizer que apenas 0,5 % de todas as reservas de água são disponíveis para serem utilizadas como água potável.

De certeza que vai pensar que se nenhuma destas circunstâncias não mudou nos últimos 40 anos, como é que a água se tornou progressivamente cara?

A verdade é que há duas razões:

A procura de água potável cresceu durante os últimos 40 anos como consequência do crescimento da população e do crescimento considerável do consumo doméstico por capita, entre 90 e 136 litros diariamente. No mesmo tempo, a oferta de água térrea ou água crua em óptimas condições desceu drasticamente. Embora nos refiramos a ela como “ciclo de água crua”, a regeneração de água térrea está em grande perigo devido à subida da poluição desta água pelos nitratos, pesticidas e outras substâncias químicas, além da impermeabilidade intensificada do solo e da exploração extensa.

Vale a pena poupar água de ponto de vista económico?
Cerca de 40 anos atrás, os custos de água eram insignificantes. Nos dias de hoje, cada casa gasta cerca de 1% do seu rendimento líquido para pagar a conta da água.

A nossa oferta tem o propósito de mostrar as possibilidades de poupar volumes consideráveis de água e energia, seguindo algumas regras essenciais e utilizando economizadores amigáveis e confortáveis de água. Ajuda a Poupar a Água! É uma vantagem desde o primeiro dia tanto para a sua conta bancária quanto para o ambiente.

Poupar Água quer dizer poupar Energia!

Quanto menos água potável se consome, mais energia se poupa, no mesmo tempo, sendo que quase um terço da água consumida em casa é aquecida para tomar banho. Sabia que o aquecimento de água representa cerca de um quinto da toda a electricidade gasta em casa e por isso requer o dobro da electricidade gasta em iluminação?

Possibilidades técnicas de Poupar Água

Reequipar – mas como? Através de redutores de caudal, substituição simples das ponteiras das torneiras, do chuveiro, etc. Tudo isto pode ser realizado por SI! Com um baixo custo e com simples instalação, pergunte-nos como!

Fonte: SolarProject SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário