quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que são Pellets?

Pellets para o aquecimento 

Os pellets de madeira para aquecimento são um tipo de lenha, geralmente produzidos a partir de serragem ou serradura de madeira refinada e seca que depois é comprimida. Para obter um bom pellet de madeira para aquecimento, é necessário possuir serradura fresca, de primeira transformação, proveniente de serrações locais. Não deve ser utilizada serradura de pellets usados, nem serradura de carpintarias (que, em geral, possui resíduos de produtos químicos), nem desperdícios de madeira fabricada. Para fazer um pellet de madeira para aquecimento 100% natural, não é necessário cola nem qualquer outro aditivo.

Os pellets de madeira para aquecimento são granulados cilíndricos com 6 a 8 milímetros (mm) de diâmetro, e com 10 a 40 mm de comprimento.

Os pellets de madeira para aquecimento são extremamente densos e devem ser fabricados com um baixo índice de humidade (abaixo de 1%), o que lhes permite serem consumidos (isto é, queimados) com uma elevada eficiência calorífica. Para obter um rendimento óptimo, é necessário fazer uma montagem precisa do pellet utilizando diferentes tipos de madeira com elevado poder calórico. Além disso, a geometria regular e o pequeno tamanho dospellets de madeira para aquecimento possibilitam uma alimentação contínua e extremamente calibrada das caldeiras que realizam a combustão dos pellets.

A alta densidade dos pellets de madeira para aquecimento também permitem um armazenamento compacto e um transporte mais económico a longas distâncias. Os pellets podem ser facilmente descarregados da cisterna de um camião para o seu local de armazenamento nas instalações do cliente.

A energia calorífica contida nos pellets de madeira para aquecimento é de aproximadamente 4,8 MWh por tonelada..

Nenhum comentário:

Postar um comentário