terça-feira, 26 de outubro de 2010

Certificação Energética

Certificado Energético

Em todos os imóveis ou edifícios existe consumo de energia. Muitas vezes perguntamo-nos como poderemos medir ou quantificar esse valor. O CE é a quantificação do desempenho energético do seu imóvel ou edifício. Através deste certificado passa a poder saber qual a classe energética do seu imóvel, à semelhança do que já acontece com os electrodomésticos, a chamada Etiqueta Energética.

Para a emissão do CE, uma equipa qualificada, acreditada pelas entidades oficiais desloca-se ao imóvel em questão e elabora a partir da documentação recolhida e pela observação das características do imóvel o relatório que vai permitir introduzir melhoramentos no consumo de energia, optimizando o desempenho do seu imóvel ou edifício, melhorando a sua classificação energética.


A Etiqueta Energética

A Etiqueta Energética é a classificação dos imóveis ou edifícios na escala das classes energéticas. Esta escala que vai de A+ (mais eficiente) a G (menos eficiente) foi elaborada para facilitar a leitura ou interpretação dos resultados extraídos dos Certificados Energéticos.

Como é atribuída a classe energética ao meu imóvel?

A classificação surge da comparação do consumo efectivo de energia do imóvel em questão com as necessidades de energia mínimas regulamentares exigidas para as novas construções, as quais devem respeitar a classificação B-.

Vantagens:

Decisão de Venda do seu imóvel

Poderá decidir transaccioná-lo a qualquer momento já que a partir de Janeiro de 2009 será obrigatória a emissão do certificado em todos os edifícios, novos ou usados, aquando da celebração de contratos de venda ou arrendamento. Assim como o comprador normalmente se informa dos custos de condomínio, passará também a poder conhecer os custos de energia estimados.

O certificado energético, para os edifícios existentes objecto de transacção, tem uma duração de 10 anos e é apenas informativo, não obrigando o proprietário à implementação de qualquer das medidas de melhoria propostas.

Valorização do seu imóvel

Se optar por seguir as indicações de beneficiação transformando-o num produto ambientalmente favorável logo mais apelativo. O certificado avalia as soluções construtivas e os equipamentos de aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias instalados. Com base na localização, envolvente, exposição solar e características da construção é estimado o nível de energia necessário para manter a habitação a uma temperatura superior a 20ºC no inverno e inferior a 25ºC no verão e produzir água quente.

Benefícios Fiscais

Com a classificação energética que o certificado confere ao seu imóvel usufrui de, por exemplo, 10% de bonificação na dedução à colecta de IRS dos custos com crédito à habitação se for classe A ou A+

Poupança Real

Se decidir implementar as sugestões constantes do seu Certificado Energético, verificará uma poupança substancial nas suas facturas de energia.

Em caso de pretender alguma informação/esclarecimento ou decidir eleger-nos como o parceiro que o vai ajudar a melhorar o desempenho energético do seu imóvel, contribuindo assim para um Mundo Melhor, solicite desde já um contacto da n/equipa comercial através dos contactos disponibilizados.

Fonte: Solarproject



Nenhum comentário:

Postar um comentário